(I Simpósio) Plano de fundo grande.png
Identidade I Simpósio.png

O I Simpósio IntegraBiotec é um evento idealizado pelos membros da comissão organizadora do IntegraBiotec, que conta com o apoio dos alunos de Biotecnologia que compõem a Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec), no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos (ICT-UNIFESP).

IMG_20191023_171001.jpg

i Simpósio INTEGRABIOTEC

Nesta edição do IntegraBiotec, os temas abordados serão voltados para as áreas da Biotecnologia Industrial, Bioinformática, Biotecnologia em Saúde e Biotecnologia Ambiental. Além disso, o evento apresentará algumas das linhas de pesquisas desenvolvidas no ICT-UNIFESP e outras universidades, proporcionando atividades teóricas e práticas para os alunos da UNIFESP e de outras instituições. O Simpósio é uma novidade lançada este ano que oferece oportunidade para que os estudantes apresentem suas pesquisas desenvolvidas durante a graduação. Serão realizadas sessões de conversas e troca de saberes através da apresentação de trabalhos das diferentes áreas da Biotecnologia, na categoria de Iniciação Científica e Pós-Graduação.

categorias

Iniciação Científica

Modalidade para alunos de graduação que desejam divulgar suas pesquisas desenvolvidas na iniciação científica.

Podem ser submetidos trabalhos tanto da área da biotecnologia quanto de áreas correlatas.

Microscópio

pós-graduação

Modalidade para alunos de pós-graduação que desejam divulgar suas pesquisas desenvolvidas.

Podem ser submetidos trabalhos tanto da área da biotecnologia quanto de áreas correlatas.

Trabalhador de laboratório
monitor

Quer saber como submeter seu trabalho?

Acesse o edital no ícone ao lado para mais informações!

edital

programação

Iniciação Científica

Espaço de debate entre os autores dos trabalhos selecionados na categoria Iniciação Científica frente a banca avaliadora.

Laboratório

Pós-Graduação

Espaço de debate entre os autores dos trabalhos selecionados na categoria Pós-Graduação frente a banca avaliadora.

Cientista de Laboratório

Cerimônia de Premiação

Momento de celebração e entrega dos prêmios para os melhores trabalhos do

I Simpósio.

Troféus

Mesas de debate

Orientações

Modalidade para alunos de graduação que desejam divulgar suas pesquisas desenvolvidas na iniciação científica.

Podem ser submetidos trabalhos tanto da área da biotecnologia quanto de áreas correlatas.

  • As sessões terão duração de 1h30.

  • Será realizado de forma síncrona via GoogleMeet com transmissão no YouTube da LiNAbiotec polo UNIFESP SJC.

  • O link para ingresso será enviado por e-mail até 24h antes do início da sessão. A sala será estrita a Autores, Orientadores, Mediadores, Avaliadores e Responsável pela sala, desse modo, não repasse o link para terceiros.

  • Os autores devem acessar a sala 30 minutos antes.

  • Convidados devem acessar o link do YouTube.

GerAIS

  • Os vídeos e resumos estarão disponíveis no site do IntegraBiotec e no canal do YouTube onde o evento será transmitido.

  • O vídeo-pôster não será exibido durante a sessão científica, sendo essas destinadas a debates e discussões abertas entre autores.

  • O vídeo-pôster será a ferramenta que permitirá a apresentação do trabalho entre 4-6 minutos e deve ser gravado e enviado ANTECIPADAMENTE.

Vídeo Pôster

Dinâmica da sessão de debate

  • Abertura (15 minutos): Apresentação dos debatedores e comentários breves acerca dos trabalhos avaliados.

  • DISCUSSÃO (45-60 minutos): Autores terão 3 minutos para abordarem brevemente sobre o trabalho desenvolvido. A discussão será conduzida e motivada pelos debatedores e mediadores.

  • ENCERRAMENTO (15 minutos): Abertura para perguntas externas e considerações finais dos debatedores.

Dicas Importantes

  • Verifique a conexão e velocidade da internet pelo link. Resultados menores que 2.5 Mbit/s, podem resultar em perda de qualidade.

  • Use fone de ouvido.

  • Mantenha a câmera aberta e o microfone fechado quando não estiver falando.

  • Reserve um local iluminado e tranquilo, evitando ruídos.

  • Caso utilize óculos, cuidado com iluminação direta para evitar reflexos nas lentes.

  • Caso utilize celular, recomenda-se apoiar o celular num tripé (ou semelhante) e deixe em modo avião ou 'não perturbe'.

banca avaliadora

Prof. Dr. André Zelanis

Área: Proteômica funcional e biologia sistêmica

Doutor André Zelanis Palitot Pereira, possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2004), mestrado em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - USP (2006) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo - USP (2011).

Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT- UNIFESP) em São José dos Campos.

6.png

Profª. Dra. Claudia Campos

Área: Bioquímica, Biologia Celular e Molecular

A Doutora Claudia Barbosa Ladeira de Campos possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1992), mestrado em Biologia Molecular (1995) e doutorado em Neurobiologia (1999), ambos pelo Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Desenvolveu doutorado "sanduíche" por 1 ano (1997-1998) na Universidade de York, Toronto, Canadá.

Atualmente é professora associada no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT - UNIFESP).

3.png

Profª. Dra. Danielle Maass

Área: Biotecnologia ambiental

A Doutora Danielle Maass é graduada em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Em 2012, concluiu o mestrado e em 2015 o doutorado em Engenharia Química na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com parte de seu doutorado na Universidade de Granada - UGR, Espanha. Possui dois pós-doutorados na UFSC na área de Engenharia Química realizados entre 2015 e 2017.

Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT- UNIFESP) em São José dos Campos.

5.png

Prof. Dr. Michael Brito

Área: Biotecnologia Vegetal

O Doutor Michael dos Santos Brito possui graduação em Biologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2003), mestrado em Agronomia - Genética e Melhoramento de Plantas (2006) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP (2010).

Concluiu o pós-doutorado no Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da UNICAMP e da Ohio State University atuando na caracterização de fatores de transcrição e seus respectivos alvos durante a regulação da deposição de diferentes componentes da parede secundária (2010-2014). Atuou como como pesquisador (modalidade Jovem Pesquisador FAPESP) no Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas.

Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT - UNIFESP).

7.png

Profª. Dra. Luciane Capelo

Área: Biotecnologia (Biologia Celular e Tecidual)

A Dra. Luciane Portas Capelo possui bacharelado em Fisioterapia pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências (biologia celular e do desenvolvimento) pelo ICB-USP (2009). Realizou o pós-doutoramento na Harvard School of Dental Medicine, departamento de biologia do desenvolvimento e ortodontia (2009-2011) e recebeu por dois anos consecutivos o prêmio "Dean's Scholar Award" (2009-2010).

Atualmente é professora adjunta no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP) e coordenadora da Câmara de Extensão e Cultura do ICT-UNIFESP.

8.png

Prof. Dr. Flávio Loures

Área: Imunologia

O Dr. Flávio Vieira Loures possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - USP (2004/2006), mestrado em Ciências (2006) e doutorado em Imunologia (2010), ambos pelo Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado em Imunologia oferecido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do Gabinete da Presidência da República.

Concluiu o pós-doutorado em Imunologia e Microbiologia no Departamento de Medicina, University of Massachusetts Medical School e pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2010-2014).

Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP).

1.png

Profª. Dra. Elisa Esposito

Área: Biotecnologia Ambiental

A Doutora Elisa Esposito possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1987) e mestrado (1992) e doutorado (1995) em Engenharia Química, ambos pelo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Foi bolsista de Produtividade DCR nível A na Universidade Estadual de Feira de Santana de 2010 a 2012, onde atualmente está vinculada ao curso de Pós-Graduação em Biotecnologia.

Atualmente é professora adjunta no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT - UNIFESP).

2.png

Profª. Dra. Katia da Conceição

Área: Biotecnologia (Peptídeos Biologicamente Ativos)

A Dra. Katia da Conceição possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo- USP (2007).

Concluiu o pós-doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em Bioquímica, Farmacologia e Química de proteínas pela Universidade da Califórnia- UCSF nos Estados Unidos (2010), Instituto Butantan no Laboratório de Imunorregulação (2011) e Instituto de Medicina Molecular em Portugal (2013).

Atualmente é professora adjunta no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP) e coordenadora do bacharelado em Biotecnologia na instituição.

4.png

Trabalhos selecionados 

Conheça os trabalhos selecionados para partipar das sessões do Simpósio Integrabiotec!

Iniciação científica

BUSCA POR SUBSTÂNCIAS ANTIMICROBIANAS PRODUZIDAS POR FUNGOS FILAMENTOSOS DO BAIXO RIO TAPAJÓS, PARÁ, BRASIL.
 

Vanessa dos Santos Bentes

BIOMINERAÇÃO DE COBRE EM PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO (PCI) A PARTIR DE Rhodococcus erythropolis ATCC 4277
 

Lívia Maiara de Abreu

CÁLCULO DO FRAX® DAS PARTICIPANTES DE ESTUDO SOBRE O EFEITO DO EXERCÍCIO ISOMÉTRICO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE O ESQUELETO 60+

Pan Marcondes

pós-graduação

SUSTENTABILIDADE, QUÍMICA AMBIENTAL E TECNOLOGIA: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE MAPEAMENTO DE PONTOS DE COLETA DE BATERIAS E ÓLEO USADOS NA CIDADE DE CAÇAPAVA/SP

Lucas Almeida Silva

PERFIL DE VOLUNTÁRIOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE PESQUISA PARA TRATAMENTO DAS SEQUELAS DA COVID-19

Gabriela Amarante

INFLUÊNCIA DOS REPOSITORES DE MICROBIOTA DO SOLO SOBRE A MESOFAUNA EDÁFICA



 

Marina Paes Machado Itkes

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROMOTORES FOLIARES DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA FINS BIOTECNOLÓGICOS


 

Alice Loureiro Martins